quinta-feira, 10 de março de 2011

Ministério do Esporte homenageia atletas brasileiras

Dia Internacional da Mulher, uma homenagem do Ministério do Esporte para quem merece toda a nossa torcida”. O Ministério do Esporte criou essa vinheta “para homenagear todas as atletas brasileiras, que contribuem para o enriquecimento da prática esportiva no país, não importa em qual modalidade”. 

Em depoimentos disponibilizados no site do Ministério, as atletas contam como vêm conquistando cada vez mais espaço no mundo esportivo. Nas Olimpíadas de Sydney, em 2000, participaram 94 atletas olímpicas e 11 paraolímpicas. Já em Pequim 2008, foram 133 olímpicas e 55 paraolímpicas. 


De acordo com Fabiana Murer, campeã mundial do salto com vara em 2010, as mulheres estão fortes e prontas para conquistar novos desafios. “O salto com vara era uma modalidade que não fazia parte das olimpíadas, não havia um recorde mundial para as mulheres porque os homens achavam que as mulheres não tinham condições físicas e psicológicas para enfrentar essa prova. Mas nós mostramos que somos capazes de fazer muitas coisas que os homens nem imaginam”, diz Fabiana. 



A ginasta Daniele Hypólito acrescenta: “a mulher desde cedo aprende a vencer na sociedade. E no esporte não é diferente: aos poucos, nós vamos ganhando o nosso espaço. Eu acho que esse é o nosso maior desafio.”



As palavras de Daniele recebe aprovação da atleta paraolímpica Ádria Rocha Santos: “O desafio é se superar e buscar resultados”, diz ela, destaca as conquistas da mulher em todas as modalidades do esporte. Também a ciclista Clemilda Fernandes exalta a força da mulher na área esportiva.