quinta-feira, 3 de março de 2011

Biblioteca digital do MEC valoriza compartilhamento de conhecimento

Qui, 03/03/11 16h34
Iniciativa do Ministério disponibiliza inúmeros documentos e obras para consulta aberta e funciona em esquema colaborativo.
Das obras de Machado de Assis até imagens de satélite e documentos históricos. Esse é o acervo do Domínio Público, a biblioteca digital do Ministério da Educação, que já contabiliza mais de 180 mil arquivos. Lançado em 2004, o site se propõe a disseminar conhecimento de maneira igualitária pela internet e é composto, em sua maioria, ou por obras que já se encontram sob domínio público ou que tenham tido seus direitos autorais cedidos para consulta e reprodução. A ideia, porém, ainda não tem a divulgação nem visitação que mereceria para crescer ainda mais.

Os principais diretórios de armazenamento congregam imagens (fotos, reproduções de documentos, retratos via satélite e objetos de arte), som (com músicas de diversos gêneros, programas de rádio produzidos pelo Ministério e hinos), vídeos (incluindo a programação da TV Escola) e texto (a maior coleção do acervo). Todo o conceito da biblioteca é baseado no esquema colaborativo, seja como voluntário na digitalização de obras de domínio público, na cessão de direitos autorais para o caso de escritores, músicos, fotógrafos, ilustradores, cineastas e até empresas, ou então como tradutor. Há, inclusive, espaço para a divulgação de teses acadêmicas, com um material bastante rico.

O acervo também oferece algumas pérolas, como a obra completa de Machado de Assis, poesias de Fernando Pessoa, publicações de Joaquim Nabuco, livros infantis clássicos e documentos do MEC. Destaca-se ainda as coleções de Educadores, com textos sobre os principais especialistas da área, e sobre a História da África. O ambiente é bastante amigável para utilização e aguarda por mais atualizações e participação de todos os produtores de conteúdo do país.

Para visitar o Domínio Público, clique aqui.