Trabalhador

Sempre que surge uma nova estatística, um novo indicador, sobre o mercado de trabalho no Brasil é revelado um quadro dramático para as juventudes. Ainda que o país tenha aumentado seus postos de trabalho e ampliado investimentos na qualificação da juventude, ter acesso a um trabalho digno, de remuneração justa, e que não force a exclusão do jovem de sua formação ainda é um grande problema social. A ausência de posto de trabalho nas idades mais jovens, ou o subemprego, tem impactos em toda força produtiva.
 
Todos os indicadores sociais demonstram forte pressão das juventudes em busca de emprego. Isso significa que a escolarização e a aprendizagem profissional não estão sendo priorizadas. Em outras palavras, o mercado de trabalho para a juventude é restrita, com imensas dificuldades para que o jovem conquiste seu primeiro emprego, além de uma série de preconceitos quanto à sua condição juvenil e inexperiência.
 Objetivos:
#Combate e erradicação do trabalho infantil;
#Assegurar e oferecer formação profissional e técnica gratuitamente, preferencialmente no período noturno;
#Apoiar e fortalecer a inserção de jovens no mercado formal de trabalho, fortalecimento de programas como o Primeiro Emprego.
#Incentivar programas de formação para o empreendedorismo e cooperativismo.
#Envolvimento de redes de juventude entre a Prefeitura, empresários e sociedade civil para a ampliação do trabalho e renda para os jovens.
#Maiores incentivos para contratação de estagiários.