Juventude

UJS e as Políticas Públicas para a Juventude

O Brasil tem mais de 170 milhões de habitantes. Metade dessa população é constituída por crianças e jovens com menos de 25 anos. Os dados apresentados a seguir são preocupantes:

"[...] Mais de 18 milhões de jovens (estavam) fora da escola e, que desses, quase dois milhões eram analfabetos, 91,9% viviam em famílias com renda per capita de até um salário mínimo e 70% habitavam a região mais pobre do país, a região nordeste [...] O IBGE aponta que dos quase 16 milhões matriculados nas escolas brasileiras, “66,3% estavam na faixa etária entre 15 e 19 anos e 24,3% entre 20 e 24 anos. No ensino superior, apenas 10,9% desse total”.

Entre as diversas desigualdades que afetam a juventude no Brasil em relação à educação, “a situação de renda e cor é especialmente determinante”. De acordo com o IBGE, os jovens que vivem em famílias com renda per capita de até ¼ do salário mínimo tinham, em média, cinco anos de estudo. Em contrapartida, os jovens provenientes de famílias com renda acima de um salário mínimo tinham 9,5 anos de estudo. Fica evidente, portanto, a importância da escolarização no enfrentamento da situação de pobreza. A população negra e parda – com mais de 10 anos de idade – tem em média cinco anos de estudo, contra 7 anos de estudo entre a população branca.

Outra questão preocupante é a alta incidência de jovens encarcerados. “De um total de 301 mil presos, 65% tem entre 18 e 30 anos de idade. Além disso, “(…) esse contingente é majoritariamente jovem, masculino e de baixa escolarização.” Em resumo, “o quadro demográfico e os indicadores sociais que acompanham a situação da juventude neste início de século são bastante complexos e, em grande medida, dramáticos”.

Objetivos:
#Conhecer problemas decorrentes da inadequada e anacrônica formulação de políticas públicas direcionadas à juventude maringaense;
#Identificar as causas dessa tendência: interpretação equivocada sobre o que é a juventude; percepção nefasta que inverte o ciclo, tornando os jovens “sinônimos de problema”.
#Recomendar soluções possíveis para reverter o processo de exposição a situações de vulnerabilidade.