Movimentos de bairro

“Há anos o Movimento Comunitário vem jogando papel na elaboração das políticas públicas e contribuindo concretamente nas lutas sociais de nosso país. O movimento comunitário politizado e de luta nos aproxima do povo e abre janelas para abordagens dos mais amplos problemas sociais. Reforçar o diálogo com o movimento comunitário é relevante ao projeto de desenvolvimento social enquanto alternativa para o Brasil.

Debater ideias que contribuem de forma avançada na elaboração de políticas públicas para o país nos aproxima mais da realidade dos trabalhadores nos bairros, vilas e comunidades, ampliando o espaço de diálogo com o povo.” -Página da CONAM



As atividades de atuação em bairros da UJS Maringá estão mais voltadas para a questão do acesso ao serviço de saúde. A UJS participa do movimento pela implantação imediata da Unidade Básica de Saúde da Zona 07, tendo também cadeira no conselho local de saúde da Vila Esperança.

Participamos dos movimentos contra o monopólio do transporte coletivo, lutando para que a população da periferia das cidades tenha acesso à todos os serviços que se concentram apenas no centro da cidade. Estivemos presentes em diversas Audiências Públicas para discutir o planejamento do Plano Diretor do Município e garantir que a população que mora nos bairros menos providos de infra-estrutura urbana não sejam mais segregados, mas sim incluídos ao restante da cidade.

O Movimento Comunitário da UJS organiza-se nos bairros e associações de moradores, e na CONAM (Confederação Nacional das Associações de Moradores) e é referência no debate articulado sobre os problemas urbanos, a partir de uma visão avançada de que as lutas específicas devem estar ligadas às políticas que apontam saídas progressistas para os dilemas do país.

Objetivos:
# Participar das associações de moradores  
# Lutar por um transporte coletivo de qualidade, com maior acessibilidade e eficiência.
# Fazer parte dos conselhos representando a juventude de seu bairro.