terça-feira, 22 de março de 2011

Debate na USP abre jornada nacional de lutas 2011

Série de manifestaçãoes terá continuidade durante toda a semana com passeatas em São Paulo, Rio, Brasília e diversas cidades
Aconteceu na tarde desta segunda-feira (21), no tradicional pátio do Largo São Francisco, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), a abertura oficial da Jornada Nacional de Lutas de 2011 da UNE, UBES e ANPG. Jovens de todo país, como acontece já há vários anos no mês de março, foram convocados a sair às ruas, em atos e manifestações, chamando a atenção da sociedade e do governo sobre as reivindicações do movimento estudantil para os próximos anos.
A luta pelos investimentos na área da educação e as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), 10% do PIB e 50% do fundo do pré-sal para a Educação, deram o tom do debate que contou com a presença do presidente da entidade, Augusto Chagas; o diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Rarikan Heven; o presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), Carlos Siqueira; e a representante do Centro Acadêmico XI de Agosto, Maia Aguilera.
Chagas explicou aos estudantes presentes que, nesta edição da Jornada de Lutas, o PNE irá centralizar os debates, especialmente no que se refere ao financiamento. Com o slogan "Por um PNE que esteja a serviço do Brasil", a mobilização estudantil "vai exigir que 10% do PIB nacional sejam investidos em Educação, assim como 50% do Fundo Social do Pré-sal", afirmou o presidente da UNE.
"O Brasil todo já está mobilizado. Vamos mostrar a ampla capilaridade do movimento estudantil pelo país, que está disposto a lutar pela transformação da Educação", complementou Carlos, da UEE. Ele também mencionou a importância de ampliar essa divulgação e envolver mais estudantes nesta batalha.
PNE: a luta das entidades pela educação de qualidade para todos


Sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), cujas diretrizes foram elaboradas em 2010 pelo movimento educacional durante a Conferência Nacional da Educação (Conae), foram aprovadas resoluções dentro do movimento estudantil que são emendas para alterar a proposta final apresentada pelo Ministério da Educação ao Congresso Nacional. Durante a Jornada de Lutas, a UNE irá apresentar as suas 59 emendas ao PNE, que serão apresentadas por meio de parlamentares de partidos que já se comprometeram com as reivindicações dos estudantes.

Entre elas, há duas questões que se destacam: a demanda de que a meta de investimento em educação seja de 10% do PIB e a batalha por 50% do Fundo Social do pré-sal para Educação. Quanto a esta pauta, Augusto convocou: "Essa luta não se finda com o veto do presidente Lula. Vamos lutar pela derrubada do veto e, também, pela incorporação dessa bandeira no texto do PNE".
Semana de mobilização
Durante esta semana, cerca de 120 atividades em universidades públicas e privadas e mais de 40 passeatas ou atos de rua em quase 80 cidades de todos os estados irão chamar a atenção da sociedade sobre a importância de mais investimentos para a educação.


Entre elas, na próxima quinta-feira (24),uma grande marcha tomará conta de Brasília para levar ao ministro da Educação, Fernando Haddad, aos presidentes das casas legislativas e à presidente Dilma Rousseff documento com as reivindicações dos estudantes para o próximo período.


Da Redação