domingo, 18 de dezembro de 2011

Greve na USP: veja aqui imagens exclusivas da assembleia

Em uma votação apertada, a assembleia com mais de 3 mil estudantes deflagrou greve geral contra a PM na USP, na noite desta terça-feira (8). Dos 73 estudantes presos pela operação de reintegração de posse do prédio da reitoria, três foram soltos na tarde desta terça e os outros 70 durante a madrugada desta quarta (9), sob o pagamento de quase R$ 40 mil reais de fiança. Em nota, pais dos estudantes presos repudiaram a violência da polícia durante toda a operação.

Durante o dia, pais dos alunos que estiveram na 91º DP criticaram a prisão dos filhos. Para não prejudicarem os jovens, pais e mães não se identificaram. Numa folha de papel escrita por um deles, mandaram a seguinte mensagem:

“Nós, pais de alunos da USP, repudiamos o modo como foi conduzido pela reitoria o processo envolvendo o movimento dos estudantes. Repudiamos a ação repressiva e truculenta das forças policiais no campus da universidade nessa madrugada de terça-feira. Estamos indignados com o fato de que uma instituição educativa utilizar como principal instrumento de solução de conflito social o uso da força policial. Nossos filhos são estudantes e não bandidos e estão em defesa de uma universidade onde existam debates democráticos”, diz o texto.

Os três estudantes soltos sem fiança na tarde desta terça-feira (8) não participaram da ocupação do prédio da reitoria e foram levados "por engano" pela PM à delegacia.