segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

BALANÇO ESTUDANTIL, seis meses de gestão.. seis meses de luta e que venha 2012!

Neste fim de ano, a diretoria de Comunicação da UPE, prepara esta retrospectiva sintetizada de algumas atividades realizadas nestes 6 primeiros meses de Gestão UPE na Rua, confira, se emocione, relembre, e bora para luta construir  2012 cheio de conquistas!



Junho  2011



O 43º CONUPE (Congresso da União Paranaense dos Estudantes), reuniu cerca de 400 pessoas de mais de 80% das universidades e faculdades do estado, neste final de semana (18 e 19 de Junho) no município de Londrina.

Foram dois dias em que os estudantes de todos os cantos do estado, tiveram a oportunidade de opinar, falar e votar em uma nova diretoria para a entidade. O 43º CONUPE, foi realizado na segunda maior cidade do estado e em Londrina o resultado dos debates e discussões geraram um nova resolução para a nova diretoria da entidade.

UPE para Frente, Bogoni agora é Presidente!

Cerca de 165 delegados escolheram a chapa UPE na RUA, formada por vários estudantes do estado, e presidida por Rafael Bogoni estudante de História da UFPR e de Administração da Faculdade Camões de Curitiba PR, para a nova gestão da UPE (2011/2013).



Julho  2011

Estudantes em Cascavel, conquistaram a aprovação do Restaurante Universitário
DCE da Unioeste campus de Cascavel, mais uma vês se mobilizou para ir em busca de objetivos coletivos, que de fato é de extrema importancia para os estudantes de toda a rede da universidade. O Restaurante Universitário. Há tempos o Diretório Central de Estudantes da Unioeste realizava diversas mobilizações para a então criação, estruturação e execução do Restaurante Universitário, o que foi aprovado em reunião do conselho de representantes da universidade.

Secretária Geral da UPE, participa do Programa Mulheres de Segunda!

Lula no 52º Conune: Vivemos a democracia como nunca antes

UPE leva delegação paranaense ao 52º Congresso Nacional da UNE 
O congresso teve a participação do ex-presidente Lula e elegeu Daniel Iliescu o novo presidente da UNE!





UNE, UBES e agora UPE e UPES fazem parte do Comitê Estadual em Apoio ao Estado da Palestina Já

Buscando a cada dia participar das discussões de viés internacional a UPE, UPES, o CEBRAPAZ - PR,  APP Sindicato e diversos setores dos movimentos sociais do Paraná, iniciaram o debate sobre o tema no Estado. O Comitê Estadual de apoio à causa palestina, já idealiza atividades para esses dois meses de Campanha antes da decisão da ONU que definirá a questão, a UPE pretende levar o tema à discussão nos Centros Acadêmicos e Diretórios Centrais de Estudantes do Estado.

Agosto 2011

Posse da UPE acontece, no plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná!












UPE e UPES pedem #ForaDerosso no último dia 31 

Cerca de 100 estudantes se reuniram na frente da Câmara Municipal de Curitiba, e em um ato simbólico  os estudantes lavaram as esdarias da Câmara Municipal. O movimento cobra dos vereadores investigação rigorosa do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), acusado de cometer irregularidades em contratos de publicidade e praticar nepotismo na gestão dele.


Setembro 2011

Acompanhados pela UPE, ocorre eleições do DCE da UEL e a chapa UEL de Cara Nova vence com 55,09 % dos votos

As eleições do DCE acontecerão nos dias 14 e 15 de setembro de 2011 e mobilizaram os representantes da União Nacional dos Estudantes, Camilo Vanni e os diretores da União Paranaense dos Estudantes, Ronie Lobato, Tainá Reis e Douglas que vieram acompanhar e contribuir para o bom andamento do processo, mostrando o comprometimento das entidades de âmbito nacional e estadual, na participação do processo político na Universidade.



Após reunião com a UPE e a UNE, Governo do Paraná libera 28 milhões para educação 

Após a reunião com a UPE e a UNE, o Governo do Estado do Paraná anunciou um grande investimento na educação superior no Estado, as universidades estaduais do Paraná receberão R$ 28,5 milhões para investir em melhorias de infraestrutura e qualidade no ensino. 

 Os valores foram disponibilizados às universidades depois que elas apresentarem um plano de aplicação das verbas e um convênio com o governo for assinado. Os projetos devem levar em conta o Plano de Metas do Governo definido pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia. Algumas urgências deverão ser priorizadas, como reformas e ampliações de estruturas físicas, conclusões de obras e compra de equipamentos para laboratórios. 

1500 ESTUDANTES DE UNIÃO DA VITÓRIA PR, VÃO ÁS RUAS PELA FEDERALIZAÇÃO UNIUV 
Milhares de acadêmicos participaram da mobilização em prol da fusão do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) com o Instituto Federal do Paraná (IFPR).  

ESTUDANTES VÃO AS RUAS EM CURITIBA 







Cerca de mil estudantes de diversas escolas da rede pública, universitários, trabalhadores, professores e diversos setores da sociedade curitibana se aglomeraram na Praça Santos Andrade, com o objetivo de seguir em passeata pela Educação e contra Corrupção em Curitiba. A UPE e a UPES pautou  a retomada da discussões sobre as denuncias de corrupção contra o então presidente, que está afastado, da Câmara de Vereadores, João Cláudio Derosso (PSDB), mais investimentos na educação e o fim do projeto de lei que junta turmas na rede estadual de ensino.

Outubro 2011

UPE E DCE DA UTFPR CONSEGUEM MODIFICAR ELEIÇÕES PARA REITOR ANO QUE VEM 
Em 102 anos de Universidade Tecnológica Federal do Paraná, estudantes e servidores realizaram o primeiro ato por mais democracia na instituição. Movidos pela indignação por mais participação, o Diretório Central dos Estudantes da UTFPR e a União Paranaense dos Estudantes (UPE), realizaram nesta última sexta feira (07) um grande ato com cerca de 200 pessoas pedindo a aprovação da paridade nas eleições para reitor o ano que vem.

UPE e UPES é destaque no Proteste Já do programa CQC!


Diretor da UPE de Almirante Tamandaré região Metropolitana de Curitiba reivindica melhorias na situação das escolas públicas na cidade

UPE e UPES participam da Conferência de Juventude do Paraná, que reuniu mais de mil jovens 

Mais de mil jovens de todo Paraná participaram em Maringá da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude .

UPE, UPES e diversas entidades ocupam a Assembléia Legislativa do Paraná na luta contra a privatização da Saúde 

No mês em que a União Nacional dos Estudantes mobiliza-se no #OcupeBrasília em defesa de bandeiras nacionais do movimento estudantil como 10% do PIB para Educação, 50% do Fundo Social do Pré Sal para Educação e a Garantia da Meia Entrada, nesta tarde (5) a União Paranaense dos Estudantes, a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, a Central dos Trabalhadores do Brasil e diversas outras entidades do  movimento social paranaense ocuparam a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), em prol da sáude pública do estado que pretende ser privatizada. 


DCE da UEPG manifesta-se #ContraaPrivatização da Saúde Paranaense 





Diversas foram os momentos de dificudade, mas o movimento estudantil paranaense está só iniciando  um novo ciclo uma nova identidade, estamos escrevendo a história muita coisa virá! O ComunicaUPE deseja a todos uma ótima virada de ano e um Feliz Ano Novo! Até 2012 nossa equipe entra de férias e retorna em 13 de janeiro!



por Ronie Lobato


Diretor de Comunicação da UPE