quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Todos atentos as manifestações no Egito...

Depois da vitória das manifestações da Tunísia que derrubou o presidente do país, Ben Ali, agora é a vez do Egito pedir a saída do ditador Hosni Murabak que está no poder a 30 anos. Apenas 30 anos! (ironia)
Mas o ditador já avisou que não vai renunciar e  ficará no poder até Setembro que é data das eleições e se comprometeu o mesmo a não se candidatar. Também, sem o apoio do povo, fica difícil né? kkk
Há dias, as manifestações tem sido pacificas, crianças, idosos, trabalhadores, familias estão reunidos com faixas, cartazes e palavras de ordem pedindo a renuncia de Murabak.

Segundo o blog da revista espaço acadêmico, onde obtive algumas informações, o Egito possui atualmente, 80 milhões de habitantes onde dois terços da população tem menos de 30 anos de idade - 90% deles estão desempregados, 40% da população vivem com menos de 2 dólares por dia. Ainda, segundo o redator do blog, o Egito é o pais árabe mais populoso, tem liberdades limitadas e graves problemas sociais, incluindo pobreza, desemprego, forte preconceito étnico-racial por parte dos Estados Unidos da América - EUA, alta taxa de analfabetismo, além de vários escândalos de corrupção administrativa.

Ontem, manifestantes pró-Murabak, formados por presos e pessoas pagas pelo ditador, afirmam alguns jornais, enfrentaram os manifestantes que pedem a renuncia de Murabak. A manifestação convocada para ontem, segundo o site Carta Capital contou com mais de 2 milhões de pessoas nas praças que foram surpreendidas pelos manifestantes pró-Murabak e pessoas que estavam na manifestação e a rede de TV Al Jazeera afirmaram que vários dos apoiadores "eram", na verdade, policiais disfarçados. O governo egípicio obviamente nega e ainda, segundo o jornal Carta Capital, a estimativa é que pelo menos 100 pessoas tenham morrido durante o confronto na praça Tahbir, o confronto contou até com um tanque do exercito incendiado, chuva de pedras e coquetéis molotov.

Nós da UJS somos solidários ao povo Egipcio e suas lutas contra a opressão pela ditadura de Murabak que possui fortuna de aproximadamente 40 bilhões. Somente com a população unida a favor de um ideal que conseguiremos avançar nas lutas populares por uma sociedade mais justa e humana.

Informações retiradas dos sites: