domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sperandio toma posse na Seti

O ex-reitor da UEM, Décio Sperandio, toma posse na próxima terça-feira (8), às 10 horas, como assessor técnico da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), em Curitiba. A nomeação de Sperandio foi anunciada no início da semana, oficialmente, pelo secretário Alípio Leal, que visitou a Instituição ao lado do secretário de Saúde, Michele Caputo Neto. Sperandio foi o reitor da UEM nos últimos quatro anos, tendo terminado o mandato em outubro de 2010.


Alguns militantes da UJS de Maringá acompanharam de perto o que foi a última gestão do DCE - gestão Chapa Quente o Bonde do Amor e participaram ativamente de suas bandeiras de lutas pela qualidade de ensino, democratização do acesso e pela implementação de um projeto de assistência estudantil para a UEM.

Com base no projeto nacional de assistência estudantil o movimento o Bonde do Amor construiu o I Fórum de Assistência Estudantil da UEM que tinha em pauta para discussão 6 eixos: Moradia, Alimentação, Transporte-Inter-Municipal, Esporte, Cultura e Bolsa - Trabalho e para resumir um pouco do que foi defendido, em relação a moradia foi descoberto que a luta pela CEU-UEM perdurava a mais ou menos 20 anos e um aluno da Arquitetura fez como trabalho de conclusão de curso um projeto ilusório de como poderia ser a Casa do Estudante, o projeto era absurdamente caro e inviável, portanto, foi deliberado pela gestão do Bonde do Amor a reestruturação do projeto e a construção dos outros projetos que faltavam, hidraúlico, elétrico e etc... a partir disso, os estudantes que participavam dessa gestão foram até a secretária da SETI, naquela época, para explicar, pessoalmente,  a necessidade dos estudantes carentes da melhor universidade do Estado do Paraná em ter sua Casa do Estudante.
Entre tantas conversações, e com a defesa ferrenha do direção do DCE no CAD - Conselho Administrativo da UEM, foi garantido 1 milhão para o inicio das obras da tão sonhada CEU-UEM.


Além disso, foi garantido a construtora que faria o trabalho já do inicio das obras.


Com 1 milhão garantido e com a construtora definida, não entendemos por que não iniciaram a obra da tão sonhada Casa do Estudante? Será que a atual direção do DCE tem faltado com o compromisso para com os estudantes carentes na pressão pelo inicio das obras da CEU-UEM

Agora, com o Décio na SETI, abre-se as esperanças de que a SETI continue a dar atenção a nossa universidade principalmente no que diz respeito a assistência estudantil, desde que no ano passado, nos informaram que a SETI estava com um projeto de assistência estudantil para o Governo do Estado e haviam prometido uma visita a UEM para apresentar o projeto aos estudantes, visita essa que ainda não aconteceu. 


Esperamos que a atual gestão do DCE se articule de maneira a conseguir garantir o inicio imediato das obras e a defesa do restante do dinheiro que falta para a conclusão das obras aproveitando a oportunidade que se abre com a composição do ex-reitor Décio Sperandio da UEM na SETI.
 
E ainda, não podemos deixar de pautar a importância da participação de todos os estudantes de Maringá na jornada de lutas para que 50% do Pré-Sal seje voltado para a educação, assim como, 10% do PIB e que o restante dos recursos do Pré-Sal seje divididos entre o combate a pobreza e a saúde.

Fiquem atentos as movimentações da UJS em Maringá e não deixem de participar da nossa jornada de lutas.


Em breve, mais informações!




Noticia retirada do site: http://www.uem.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3180&Itemid=1