domingo, 30 de outubro de 2011

UPE e UPES participam da Conferência de Juventude do Paraná, que reuniu mais de mil jovens


Mais de mil jovens de todo Paraná participaram em Maringá da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude.


Realizado no último final de semana, o encontro discutiu temas como saúde, educação, trabalho, cultura, meio ambiente, esporte e lazer. No final do evento foram eleitos 75 delegados para a Conferência Nacional de Políticas Públicas da Juventude, que acontece em Brasília, no mês de dezembro. O evento, que contou com a participação de representantes de diversos movimentos sociais, foi uma realização da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com as secretarias estaduais da Saúde; Cultura; Família e Desenvolvimento Social; Relações com a Comunidade; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


Segundo Wilson Quinteiro, secretário de Estado de Relações com a Comunidade, a Conferência foi uma possibilidade de diálogo com a juventude para definição de políticas públicas que atendam às demandas existentes no Paraná. “O resultado das discussões irá contribuir para a definição de políticas efetivas de curto, médio e longo prazo, com a importância de se ter ouvir a juventude para realizá-las”, ressaltou.

O assessor municipal da Juventude de Maringá, Fábio Sanches, destacou que a Conferência foi a oportunidade dos jovens identificarem os principais problemas relacionados ao seu cotidiano. “De acordo com o seu dia a dia, os participantes apontaram sugestões para o desenvolvimento de políticas públicas para o governo do estado e para o município, contribuindo para a qualidade de vida dos jovens de todo o Paraná”, lembrou Sanches.

A conferencia também contou com diversos dirigentes da União Paranaense dos Estudantes (UPE) e União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES). Para o presidente da UPE, RafaeL Bogoni, foi um importante espaço de interação da juventude paranaense, onde diversos pontos específicos para o movimento estudantil foi ressaltado. 
  
"Conseguimos aprovar a moções das nossas bandeiras do movimento estudantil nacional, onde todos os delegados entenderam a importância de que seja destinado 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré Sal para Educação, assim como em apoio Estatuto da Juventude entre outras demandas como a da cração do nosso Conselho Estadual de Políticas Públicas para Juventude, acredito que foi o momento certo de legitimarmos a participação dos estudantes no debate de educação e de PPJ no estado" disse Bogoni. 
  
CONFERÊNCIA NACIONAL 
  
O presidente da UPE, Rafael Bogoni, o Diretor de Comunicação, Ronie Lobato e a Vice Presidente Regional Norte da UPE, Letícia Cardoso foram eleitos delegados pelos participantes da etapa estadual, para representarem o movimento estudantil, seguimento de diversidade sexual e o seguimento de negros do estado na Conferência Nacional de Políticas Públicas para Juventude, que acontecerá em Brasília em dezembro desse ano. 
  
Sendo três dos delegados mais votados de cada seguimento, Bogoni, Lobato e Letícia, ganharam a eleição para Conferência Nacional entre cerca de 250 candidatos, de todo o estado. 
  
  
Por HigorJuan COMUNICAUPE