domingo, 16 de outubro de 2011

A UNE recebe dinheiro do governo através de projetos enviado ao ministério da cultura para desenvolver projetos como este.



Encontro terá como tema “15 anos de Enearte: caldeirão de identidades”
Durante os dias 23 a 29 de outubro, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) espera receber mais de 600 estudantes para o XV Encontro Nacional de Estudantes de Artes, o tradicional Enarte.
O encontro, caracterizado pelo intercâmbio entre estudantes das diversas linguagens artísticas terá como tema a celebração dos “15 anos de Enearte: caldeirão de identidades”. A programação é composta por palestras, plenárias, mesas-redondas, mostras científicas, grupos de discussão, grupos de trabalhos, apresentações artísticas, exposições, oficina e debates.
Entre os convidados para participar desta edição estão figuras importantes do universo da cultura nacional, como o secretário de Cultura da Paraíba e músico Chico César; o presidente da Funarte e ator, Antonio Grassi; o idealizador do programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura, Célio Turino; e o representante do MinC nordeste, Fábio Lima.




Apesar do Rio Grande do Norte ter grande tradição no encontro, sendo conhecido por levar grandes delegações em todas as edições passadas, essa será a primeira vez que sediará o Enearte. Motivados por este desafio, os Centros Acadêmicos de Teatro, Dança, Artes Visuais, Comunicação e Música, além do Departamento de Artes da UFRN e o Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE, estão unidos na organização do evento.
“O encontro é uma grande vitrine da produção artística universitária. Com esse tema, ‘Caldeirão de Identidades’, vamos retomar o que foi trabalhado nos últimos 15 anos de Enearte”, comentou a coordenadora de produção do Enearte e do Cuca-RN, Nativa Yawanawá.

O CUCA-RN é muito mais do que um parceiro na realização dessa edição do Enearte, como co-realizador do encontro, acredita que se trata de uma grande oportunidade de apresentar as bandeiras da União Nacional dos Estudantes (UNE), como os 10% do PIB para a educação, e acolher as pautas específicas dos estudantes de artes.
“Queremos apresentar durante o encontro nossas propostas para a área de cultura, como a defesa de novos meios que garantam o direito de autoria sem restringir de acesso aos bens culturais e a defesa de políticas públicas para a cultura”, aponta o coordenador-geral do CUCA, Fellipe Redó.

Para participar da mostra de artes do Enearte, mais de 300 trabalhos de estudantes de todo o Brasil foram inscritos, desse total, a curadoria selecionou 175 para integrar a exposição. “Temos projetos de todo o país, que ajudarão a pincelar a produção da identidade cultural universitária dos estudantes. Tem muita coisa nesse caldeirão!”, comemorou Nativa.
A curadoria foi feita por coordenadores de cada área temática; artes cênicas (dança, teatro, circo), artes visuais, audiovisual, música, literatura, arte e educação, produção cultural, performance e mostra científica e como principal critério inovação, experimentação, e temática envolvida a partir do tema.

O prazo para inscrever trabalhos já terminou, mas os estudantes que desejem participar das atividades do Enearte como espectadores, podem fazer a sua inscrição até o dia 21 de outubro, sexta-feira, pelo Blog do encontro.

O Enearte é realizado desde 1988 e sediado em uma universidade diferente do país a cada ano. Essa instituição é escolhida na plenária final do ano anterior como escola-sede e trabalha em parceria com a Federação Nacional de Estudantes de Arte (Fenearte) para a realização do evento.
Baseado na tríade “ensino, pesquisa e extensão”, pressupostos fundamentais das universidades, o encontro é caracterizado pelo intercâmbio entre os estudantes de nível superior das diversas linguagens artísticas em diálogo com a comunidade e outros participantes do cenário artístico e acadêmico do país.

X Enearte – Univeridade Federal do Maranhão  
XIV Enearte – Universidade Federal de Ouro Preto
Camila Hungria