segunda-feira, 4 de julho de 2011

Sede da UPES ameaçada pela especulação imobiliária...

Segue para divulgação nota lançada pelo site da UPES: http://portaldaupes.blogspot.com/2011/06/estudantes-ocupam-terreno-onde_29.html



Estudantes Ocupam Terreno Onde Funcionava Sede da UPES

Estudantes ocuparam o terreno que abrigava a sede da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), na manhã desta quarta-feira (29), para que o espaço seja mantido. Na última terça-feira (28), uma incorporadora que havia comprado o terreno recebeu o direito de posse. Mas os jovens lutam para que o lugar continue servindo aos estudantes.
De acordo com a União Paranaense dos Estudantes (UPE), o terreno – localizado na Rua Marechal Mallet, no bairro Juvevê – foi vendido de forma irregular por um valor muito abaixo do praticado no mercado. Em 2009, uma manifestação reuniu mais de 100 estudantes que acamparam no terreno para impedir que o local fosse ocupado pela incorporadora. O diretor da UPE, Allyson Bordi de Oliveira, lembra que eles foram tratados com violência. “Vários estudantes ficaram feridos”.

Agora, a UPES está mobilizando estudantes de várias escolas para se juntarem ao protesto, que novamente luta para que a sede continue como está. Eles pretendem acampar no terreno por tempo indeterminado. “A decisão de dar a posse para a incorporadora foi arbitrária. Vamos entrar com recurso para tentar reverter essa situação”, afirma Oliveira.
O diretor da entidade salienta a importância histórica da sede, que tem 65 anos de fundação. O terreno tem 286 metros quadrados. “É um patrimônio histórico e político que tem um valor imaterial. Esse lugar pertence a todos os estudantes do Paraná”.