quarta-feira, 13 de julho de 2011

Divulgar o Programa Socialista é prioridade da Comunicação

A Direção Nacional do PCdoB deu mais um passo importante no processo de estruturação da atividade da Secretaria de Comunicação no país. Em reunião realizada na noite desta segunda-feira (11), em Brasília, foi criada a Comissão de Comunicação da direção partidária local.
 Sob a coordenação do presidente do Comitê do Distrito Federal, Augusto Madeira, e do secretário estadual de Comunicação, o jornalista Carlos Pompe, militantes e quadros do partido reuniram-se para tomar a decisão após participarem de uma palestra do secretário Nacional de Comunicação, o jornalista e editor do Vermelho, José Reinaldo Carvalho. 

Partindo das deliberações das últimas reuniões do Comitê Central, da Comissão Política Nacional e do Encontro Nacional de Comunicação, o dirigente nacional lembrou que entre 2011 e 2012 toda a comunicação partidária deve ser desenvolvida no quadro das celebrações do 90º aniversário de fundação do Partido Comunista do Brasil — que transcorre em 25 de março do próximo ano. 


Para José Reinaldo é um fato político notável que os comunistas demonstrem sua permanência como força organizada e atuante na sociedade brasileira e no cenário internacional por tão longo tempo. Ele ressaltou ainda a busca dos comunistas por caminhos mais adequados para sua estruturação, em consonância com o empenho para a afirmação política e ideológica na atualidade. “Trata-se de uma permanência de nove décadas que se completa em 25 de março do próximo ano, quando celebraremos o 90º aniversário do nosso partido ressaltando as suas qualidades de Partido Comunista: sua missão histórica, seu programa a socialista e suas propostas de luta para o povo brasileiro”.

O secretário de Comunicação anunciou para breve a divulgação da logomarca e do slogan dos 90 anos do partido, informando que deverão, necessariamente, ser uma síntese das principais características da sigla comunista no passado, no presente e no futuro. “São nove décadas de defesa do Brasil e da soberania nacional por meio de uma consequente luta anti-imperialista. Nove décadas em defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro em oposição ao regime das classes dominantes, da grande burguesia monopolista financeira e antinacional, dos latifundiários e dos barões da mídia. Nove décadas em busca do rumo socialista. Esta é a razão de ser do Partido Comunista do Brasil”.

O representante da direção nacional afirmou ainda que essas ideias que falam da essência do partido — sua missão histórica, estratégica e tática — estão contidas no Programa Socialista aprovado no 12º Congresso, em outubro de 2009. “Divulgar esse Programa para milhões de pessoas é a tarefa prioritária da área de comunicação do partido. O Programa é a síntese mais concentrada dos nossos objetivos a curto, médio e longo prazo. Estabelecem o rumo socialista, o caminho nacional e as bandeiras políticas atuais com as reformas estruturais. Sua difusão em massa e o debate de suas teses requerem a organização de conferências, debates e a elaboração de artigos analíticos e opinativos”.

José Reinaldo discorreu também sobre o papel da Comunicação como setor estratégico da vida partidária. “Sua função precípua é desenvolver a luta de idéias, cuja essência é política e ideológica — também com uma função organizativa. Esta luta abrange o conjunto das fileiras partidárias e volta-se também para fora. Abrange a grande luta política e social e o esforço para construir um partido de quadros e massas com centenas de milhares de filiados”. 

Esta luta político-ideológica é decisiva para construir um partido de militantes, ativistas políticos e sociais em todas as áreas. Por isso, lembrou o dirigente, “o partido vive um momento em que precisa de mais, e não menos ideologia”. “É falso que não existem fronteiras ideológicas entre direita e esquerda, entre o capitalismo e o socialismo, revisionismo e marxismo-leninismo. Por isso a atividade de comunicação não dissocia o cultivo e a difusão de um perfil político atual e uma imagem contemporânea da identidade comunista que é a nossa própria essência”.

Por fim, o secretário de Comunicação informou à direção do DF sobre a realização da reunião da Comissão Política Nacional, na última sexta-feira (8). Entre outras conclusões, a direção partidária firmou o entendimento de que o país vive uma conjuntura política complexa, na qual se torna indispensável a luta pelas reformas democráticas estruturais por meio da mobilização popular.

A Secretaria de Comunicação já realizou, além da reunião da última segunda-feira (11) no Distrito Federal, encontros com as direções de Santa Cataria e Minas Gerais. Também estão agendadas reuniões no Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Sul.