quarta-feira, 13 de julho de 2011

PCdoB-Fortaleza premia vencedores de concurso literário

Aconteceu na noite da última quarta-feira (06), no auditório do Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza, o ato de premiação dos participantes do 1º Concurso Literário Marxista. Durante o evento, também foi reinaugurada a Biblioteca Patativa do Assaré.

O Concurso Marxista teve início em março deste ano com o tema "O Marxismo e as lutas sociais atuais" e tinha como proposição receber trabalhos de filiados ou simpatizantes da teoria marxista. A Comissão de Formação realizou uma ampla divulgação do edital nas Universidades e em outros espaços acadêmicos e partidários.

Segundo o Secretário de Formação do Comitê Municipal, Vicente Carneiro, o Concurso Literário foi uma iniciativa da Comissão de Formação e que teve como principal objetivo verificar a situação dos estudos marxistas entre os militantes. Ainda para Vicente, é necessário consolidar o trabalho da Formação e com isso, serão realizadas outras edições, garantindo o incentivo da busca do saber individual e coletivo. "Esse esforço parte do projeto de fomentar o debate entre a militância. Sabemos que o estudo é importante e queremos intensificar essa produção militante com a intenção de fortalecer, porque nós sabemos que é preciso compreender as ideias para transformar a realidade".

Para José Maia, membro da comissão julgadora, o PCdoB foi muito ousado em realizar um concurso para debater as ideias marxistas e isso resultou em produções aprofundadas, com conteúdos importantes para as discussões atuais. "Foram excelentes textos e que vão contribuir com os debates do Partido", considera.

O trabalhos premiados foram: "Na sombra do Gigante", de autoria do mestre em sociologia pela UFC, Luís Gustavo Guerreiro; o segundo texto escolhido foi "A imprensa como luta de classes", da estudante de comunicação da Faculdade Cearense, Ivina Carla e em terceiro lugar o texto "Uma nova visão das trincheiras sociais atuais", do professor de biologia Paulo Sérgio Lopes da Silva. Na premiação, netbook, livros marxistas e um ano de assinatura da Revista Princípios. As produções ficarão disponíveis no acervo bibliotecário do Partido e poderão ser utilizados como fontes de pesquisa.

Biblioteca Patativa do Assaré

Durante a o ato de premiação, a Secretaria de Formação também reinaugurou a Biblioteca Patativa do Assaré. O espaço conta com 844 livros, revistas e outras publicações. Parte desses materiais foi doado através de uma campanha. A Biblioteca funcionará de segunda à sexta, no horário de 13 às 20 horas, com o serviço de consulta ao acervo no próprio local.

De Fortaleza,
Ivina Carla (estagiária do Portal Vermelho)