sexta-feira, 24 de junho de 2011

Sobre o caráter sectário do DCE da UEM.

Os boatos que rolam na universidade são de que, os dirigentes ligados ao PSTU querem que o DCE libere 2.000 mil reais para levar seus delegados, "amigos", para o congresso do PSTU/ANEL, que acontecerá no Rio de Janeiro. E mais, a informação dada foi de que, alguns integrantes do DCE questionaram se havia possibilidade de que outros alunos pudessem pegar carona neste ônibus, que possivelmente, será financiado com o dinheiro dos estudantes, para participação de uma outra atividade que acontecerá na mesma cidade e no mesmo período. A resposta dos alunos dirigentes do PSTU tem causado muitas discussão: Não liberaremos vaga para que os alunos da UEM participem de uma atividade de oposição ao PSTU/ANEL.

Essa informação, mostra claramente o caráter sectário e repressivo do DCE (Gestão Movimente-se UEM). Direção que se propôs a unidade, e a construção de um DCE que estivesse de portas abertas para "todos" os estudantes. O PSTU tem ofuscado a entidade representativa dos estudantes, utilizando sua estrutura para fortalecer sua força política. É totalmente visível esse oportunismo, através de discursos sectários e imposições, quando colocam seus materiais espalhados por toda universidade inclusive no DCE com o slogam do PSTU.

E fica uma dúvida: como chamar de representativa, uma entidade que busca representar uma parcela simpatizante ao partido (PSTU) ao qual alguns dirigentes do DCE fazem parte, e oprimir a outra parcela que é contrária?

O mais engraçado é que, o caráter sectário surge com a construção dessa entidade chamada ANEL, que tem o intuito de se opor a UNE - União Nacional dos Estudantes. Vale lembrar que a UNE é a entidade legitima de representação legal dos estudantes, que participam de suas atividades, discutindo e deliberando a respeito de pautas para melhoria da qualidade de ensino, acesso e permanência dos estudantes carentes. Buscando cada dia mais, melhorar sua organização com ajuda de estudantes que desejam participar do movimento estudantil verdadeiro.

A UNE sempre esteve aberta a participação de todos os estudantes. E o fato do PSTU não conseguir ganhar as eleições, para dirigir esta entidade, os fizeram construir uma outra entidade para dirigir, a ANEL.

Não abaixaremos a cabeça diante do caráter sectária e repressivo do DCE, que busca de todas as formas impedir os questionamentos dos estudantes da UEM, a respeito de sua organização. O DCE representa todos os estudantes, e nós, da UJS, que temos estudantes que participam da comunidade acadêmica da UEM, não nos calaremos diante dessa repressão do DCE.

Vale lembra que na gestão do Bonde do Amor, anterior a da Movimente-se UEM, liberou um onibus para que os estudantes do PSTU/ANEL participassem de suas atividades relacionadas ao movimento estudantil assim como, liberou um onibus para que outros estudantes, de outras entidades, também participassem de suas atividades de movimento estudantil, como da UNE. A atitude dessa gestão, mostrou a posição de neutralidade que o DCE, ao qual, a atual gestão deveria se comprometer. Entre os estudantes não deve haver privilégios, muito menos repressão, o que tem sido o grande erro desta gestão ao tentar calar aqueles que tentam questioná-los.

TODOS OS ESTUDANTES DA UEM, TEM O DIREITO DE QUESTIONAR O DCE.


O DCE NÃO REPRESENTA SEU PARTIDO.


PARTIDÁRIO OU NÃO, OS DIREITOS DEVE SER IGUAIS.