Há alguns dias, o grupo O Diário de Comunicação iniciou uma campanha intitulada “Ingá Já”. A campanha levou em consideração o fato de o Parque do Ingá – principal ponto turístico da cidade, ao lado da Catedral – estar fechado há dois anos. A intenção era simples: levar às autoridades e à opinião pública o desejo da população em ter o Parque aberto novamente.
A população logo aderiu à manifestação, e a repercussão foi quase instantânea. O prefeito Silvio Barros II (PP), em sua página pessoal no Facebook, emitiu uma nota direcionada aos editores d’O Diário:
“Prezados Editores do O Diário ,
Gostei da idéia de fazer uma campanha pelo Parque do Ingá (apesar do tom um pouco negativo e provocativo) e gostaria de fazer uma sugestão conforme foi solicitado na edição deste Domingo.
Por que não programamos o abraço ao Parque do Ingá por dentro ? Minha sugestão é abraçarmos o lago dando a todos os que realmente tem interesse a oportunidade de ver de perto o que está sendo feito. O que acham disso ?
Ninguem na cidade de Maringa quer devolver este parque ao povo mais do que eu.
Silvio Barros"
Mas fica a seguinte questão: será mesmo que o prefeito é o maior interessado na abertura do Parque? Qual o real motivo para manter o Parque fechado por tanto tempo?
Saúde pública (um dos motivos apresentados para a interdição)? A liberação neste ponto veio em poucas semanas. Isolamento para a segurança das obras? Improvável, já que a contenção da erosão se dá no meio da mata, longe de qualquer tipo de visitação, e essas áreas tem acesso próprio.
Finalmente, a partir de amanhã, dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque será aberto novamente às visitações. O abraço ao lago será à partir das 11h. Porém, os portões serão abertos às 9h e se fecharão às 12h.
Nesta quarta-feira, dia 9, o Parque terá seus portões abertos diariamente entre quartas e domingos, sempre das 8h às 17h. Alguns setores, como a tirolesa, por exemplo, ainda não estarão disponíveis ao público, pelo menos por enquanto.