sexta-feira, 5 de julho de 2013

Vice-reitora da UEM recebe UMES para discutir ingresso no nível superior

Nesta sexta-feira (5), a vice-reitora da UEM, Neusa Altoé, e o chefe de gabinete da reitoria, Maurício de Melo, receberam a visita de representantes da União Maringaense de Estudantes Secundaristas (UMES). 

http://www.uem.br/images/stories/IMG_0995-site.jpg

O UMES solicitou está porta de diálogo com a UEM para debater, entre outros,  a isenção de taxa do PAS para candidatos inscritos no Processo de Avaliação Seriada (PAS) da UEM, solicitando maior divulgação da resolução Nº 204, de 2011, do Conselho Administrativo (CAD) da Universidade, que concede a isenção da taxa, em todas as etapas, para os candidatos das escolas públicas do Paraná cadastradas no PAS. O total de isenções, na 1ª etapa, não deve ultrapassar 20% do número total de alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio, de cada escola. Na 2ª etapa, não deve ultrapassar 20% do número total de alunos matriculados na 2ª série do Ensino Médio e classificados na 1ª etapa, no ano imediatamente anterior. Na 3ª etapa, não deve ultrapassar 20% do número total de alunos matriculados na última série do Ensino Médio e classificados na 2ª etapa do ano imediatamente anterior, sendo que esse número nunca deve ser inferior a um.

A UMES também trouxe a tona debates como a viabilidade da UEM aderir ao SISU (Sistema de Seleção  Unificado) para receber verbas para assistência estudantil e democratizar o acesso. Lembrando que a adesão ao SISU foi uma das propostas defendidas por esta mesma reitoria em 2011 quando mais de 300 estudantes marcaram presença na reitoria da UEM para discutir acesso ao ensino superior. 

A UMES questionou os interesses por trás da existência de dois vestibulares ao ano e expôs à reitoria como este modelo que inclui o vestibular de inverno pode ser segregativo e prejudicar o acesso da população mais carente, impossibilitada financeiramente de manter-se fazendo cursinho, ao ensino superior.

Estiveram presentes representantes de colégios e grêmios estudantis convidados pela UMES.