sábado, 13 de julho de 2013

Breve análise sobre as novas frentes de atuação da UJS Maringá


A UJS Maringá tem expandido suas frentes de atuação neste último ano, e as áreas que tem ganhado força são as frentes Jovens Cientistas e o Movimento de Bairro. 

Debate Ciência pra quem? 2012


Nossa atuação na frente jovens cientistas não se restringe aos laboratórios nas universidade, mas se dá principalmente no sentido de expandir e democratizar o acesso ao conhecimento científico, levando o debate sobre a produção científica também para as escolas, onde visamos estimular os jovens a desenvolver seu potencial de pesquisa e debatemos a democratização do conhecimento. A quem pertence o conhecimento? Se a descoberta se deve a um conhecimento previamente acumulado e este se deve a um acumulo de descobertas ao longo de séculos de história,  a quem pertence uma descoberta científica -ao pesquisador ou a toda uma geração?

Uma das principais bandeiras desta frente é a volta do programa Fera/ConsCiência, programa do governo do estado que permitia aos estudantes do ensino médio desenvolverem atividades culturais e científicas e apresenta-las. Este programa foi arquivado pelo governador Beto Richa. Aspiramos a volta a aprimoramento deste projeto, assim como lutamos pela ampliação do número de bolsas de pesquisa PIBIC para o ensino superior e ampliação do PIBIC Júnior para estudantes do ensino médio.


https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/557399_431055986935763_129825653_n.jpgNa frente de Movimento de bairro, a UJS vem atuando principalmente nos debates que envolvem a saúde pública. Estamos presentes em Conselhos de Saúde, tanto no local da Vila Esperança quanto no municipal, fazemos parte do movimento pela imediata contrução da UBS da Zona 07. 

Ainda nesta frente, temos marcado presença nos debates municipais com relação ao desenvolvimento urbano da cidade. Lutamos, dentro das audiências públicas e das Conferências de Cidades pela democratização do acesso ao espaço urbano, pela descentralização dos serviços públicos e pela qualidade do transporte coletivo. Membros da UJS, inclusive, fazem parte da comissão de entidades que acompanha a CPI do Transporte Coletivo.

 

Venha conhecer a UJS, nossas frentes de atuação, no Movimento Estudantil, nas políticas públicas para as juventudes, na defesa do meio ambientes, da liberdade de expressão, na luta contra qualquer tipo de preconceito -racismo, homofobia ou machismo. Venha conosco construir um país socialmente justo, democrática e
socialista!