sábado, 6 de julho de 2013

UJS: 28 anos lutando pelo Brasil dos nossos sonhos

A UJS e a Juventude do Araguaia

Nos dizem que o povo brasileiro é acomodado. Estamos aqui para dizer que não. Várias foram as lutas populares para transformar o nosso país, e muito devemos àqueles lutadores. Dos Abolicionistas aos Tenentes de 22, dos Farroupilhas aos Quilombolas, muitas vezes os brasileiros se indignaram com a situação que viviam e foram as ruas.

E temos muito carinho por uma dessas lutas em especial: A Guerrilha do Araguaia. Quando a ditadura militar dominava o país, incontáveis jovens ousaram enfrentá-la e lutar por democracia. Sob a organização do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), houve uma legião de jovens foram às selvas do norte do país organizar o que foi a maior experiência revolucionária que os militares enfrentaram em seu governo. Depois da cruel sequência de ataques do exército, a Guerrilha do Araguaia foi militarmente derrotada. Mas seus sonhos, desejos e sentimentos continuaram vivos. E esses foram o combustível e inspiração para o surgimento da União da Juventude Socialista, que chama para si a herança do Araguaia. Não esqueceremos esses jovens, que muitos ainda estão desaparecidos, e por eles lutamos pelo Brasil dos nossos sonhos.

28 anos de lutas e glórias

Em 1984, a exatos 28 anos atrás, a ditadura já mostrava sinais de fragilidade, surgia a União da Juventude Socialista.  E foi em meio a um tempo de forte descrença no ser humano, quando a moda era o individualismo e a apatia, mais uma vez a juventude decide se unir e se organizarem em torno da construção de um Brasil socialista. Amadurecidos, cientes dos problemas dos regimes do leste europeu e da União Soviética, essa juventude já entendia que não existe uma fórmula e receita universal para o socialismo. Não adiantava querer repetir aqui tudo o que fizeram na URSS. Para transformar a sociedade brasileira era preciso beber da cultura de nosso povo, entender sua forma de pensar e agir! Assim a UJS surge para lutar pelo Socialismo com a cara do Brasil! Um socialismo democrático e libertário.
Logo no seu nascimento, a UJS vê na derrubada da ditadura e na construção da democracia sua primeira batalha, e encampa o debate da nova Constituição do Brasil. Uma das ideias que a UJS colocou na constituinte foi direito a voto que temos aos 16 anos, o que aumenta o protagonismo da juventude nos momentos decisivos da politica brasileira. Depois participamos ativamente à frente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) do processo de impedimento de Collor, sendo o grande motor das mobilizações do Fora Collor. O que estava em jogo nesse movimento não era meramente combater a corrupção desse governo, mas também dar um fim às políticas neoliberais privatistas que estavam em curso.  Uma luta que continuamos enfrentando o governo de FHC, que completou o programa que Collor deixou inacabado. A derrota destes setores foi totalmente consolidada com a vitória do Lula em 2002, no qual foram superados grandes dilemas que atravancavam o Brasil, como o FMI, ALCA e a síndrome de vira-lata que colocava nosso país como subalterno a todos os outros, principalmente os do norte. Na vitória do campo popular-democrático liderado por Luís Inácio Lula da Silva a UJS participou das grandes transformações desse governo, sendo a mais emblemática a ascensão social de 90 milhões de Brasileiros, e os milhares de jovens que - pela primeira vez na história de suas famílias - entravam na Universidade graças a programas como a política de ações afirmativas, o REUNI e o PROUNI. Recentemente, a UJS tem tido um grande protagonismo na luta vitoriosa pelo investimento de 10% do PIB na Educação, que garantiu também a riqueza do petróleo do Pré-Sal para esse setor.
Temos a plena consciência que sozinhos não conseguiremos chegar ao mundo dos nossos sonhos. Por isso convidamos você a se somar a nós e a participar dessa organização que já está registrada na história do país e a 28 anos mobiliza jovens por um Brasil melhor!