quarta-feira, 27 de abril de 2011

Estudantes pedem mais vagas na UEM


"Sou cidadão, de Maringá;
Quero mais vagas
na melhor do Paraná!"

Estudantes no auditório da reitoria da UEM




@MaisVagasUEM
A UMES esteve presente
Estudantes do ensino médio e cursos preparatórios pré-vestibular de Maringá realizaram uma manifestação em frente à UEM na manhã desta segunda-feira, dia 25, solicitando a criação de mais vagas nos cursos de graduação da Instituição. Argumentaram que já consideravam o número de vagas baixo e, com a destinação de parte para o sistema de cotas e para o Processo de Avaliação Seriada (PAS), sentiram-se prejudicados. Reivindicaram que fossem criadas vagas adicionais e se colocaram junto com a UEM para lutar por mais verbas para a Universidade.
@MaisVagasUEM - Av. ColomboDurante a manifestação, o reitor Júlio Santiago Prates Filho disse que a UEM, ao longo de seus 40 anos de existência, tem buscado não só ensino de qualidade mas também expansão das vagas públicas. Para ele, não é admissível que somente 13% dos jovens entre 18 e 24 anos estejam nas universidades e, desses, apenas 4% em vagas públicas. Informou que, na gestão da vice-reitora Neusa Altoé como reitora, foram criados 20 cursos e que nos últimos anos foram criados outros 15. Justificou que a criação de cursos e a ampliação de vagas têm que ser feitas com cautela, observando as condições para seu bom funcionamento.
@MaisVagasUEM
Letícia, uma das coordenadoras do
movimento Mais Vagas UEM
A vice-reitora, ao responder sobre a ampliação de vagas citou o exemplo dos cursos na área de Saúde, dizendo não há como ter nova ampliação sem o término do Hospital Universitário. Explicou que o HU é um hospital-escola e não apenas uma unidade assistencialista. Disse que o apoio dos estudantes era importante para sensibilizar o governo para o aumento de vagas nos cursos da UEM. A manifestação foi organizada pelo movimento Mais Vagas UEM! e contou com o apoio da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) e da União Maringaense dos Estudantes Secundaristas (UMES).
@MaisVagasUEMA pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, confirmou que a UEM tem aumentado o número de vagas em vários cursos e oferecido vagas em cursos vespertinos porque não há salas disponíveis nos períodos matutino e noturno. Ressaltou que, além das salas, são necessários mais professores, laboratórios e recursos.
@MaisVagasUEM - Av. Prudente de Moraes
Mesmo em baixo de chuva os estudantes
foram as ruas pedindo mais vagas UEM
Como resultado da reunião, os estudantes irão elaborar uma carta e colher mais assinaturas em abaixo-assinado para o aumento das vagas a ser entregue ao governador Beto Richa. O reitor se disponibilizou a dar o apoio necessário ao movimento.

Acesse o  site Movimento mais Vagas UEM

@MaisVagasUEM
A chuva não foi o motivo para desanimar os estudantes
@MaisVagasUEM - Av. Prudente de Moraes
@MaisVagasUEM - Av. Duque de Caixas com a Av. Pres. de Moraes
Nas ruas, nas praças. Quem disse que sumiu?
Aqui está presente o Movimento Estudantil!


Retirado do site da UMES Maringá - http://umesmaringa.blogspot.com/2011/04/estudantes-pedem-mais-vagas-na-uem.html

Acessem!