segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Movimento Estudantil - proposta 04:



Chegamos ao XIII Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) da UNE após um longo  período de mobilizações deflagradas no último período. A partir do 51º Congresso e 12º CONEB e das resoluções neles aprovadas, travamos uma série de lutas que vieram desaguar em importantes conquistas para os estudantes e para os brasileiros como um todo.  Contribuímos, inclusive, para a eleição da primeira mulher para a presidência da República. Tudo isso, no entanto, exige que muito mais venha ser feito.

A atual gestão da UNE iniciou seus trabalhos no calor dos debates sobre a descoberta das reservas de petróleo na camada do pré-sal. Na ocasião, lançamos mão de uma concepção cara, mas corriqueira entre nós: de que as riquezas nacionais devem ser investidas para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. Com isso, formulamos a bandeira de luta dos 50% do fundo social do pré-sal para a educação, fizemos dela a pauta principal que levou milhares de estudantes às ruas na jornada de lutas  de 2010 e conseguimos que fosse aprovada por unanimidade no Congresso Nacional. Apesar do veto presidencial, vamos continuar na luta para que o pré-sal seja um dos componentes de financiamento da educação pública, gratuita e de qualidade.

Mobilizamos nossa rede e participamos ativamente da Conferência Nacional de Educação (CONAE) com o acúmulo de discussões do CONEB de Salvador. Naquele importante espaço de construção de políticas públicas, que contou com a participação de 2.700 delegados e um total de  quatro mil pessoas na etapa nacional, conquistamos inúmeros apoiadores e fizemos um amplo coro pela aprovação de nossas propostas. O Sistema Nacional Articulado de Educação, a vinculação de 7% do PIB até 2011 e 10% até 2014, e, dentre as metas do Plano Nacional de Educação, a chegada em 2020 com 40% dos jovens no ensino superior, sendo 60% no ensino público foram as principais propostas que defendemos no evento e a aprovação do Fórum Nacional de Educação com participação da UNE na sua composição, garantindo o 
acompanhamento permanente das metas do Plano Nacional de Educação e a realização periódica da Conferência Nacional de Educação.

Durante as eleições presidenciais ocorridas em 2010, a UNE deu uma resposta à altura de seus 73 anos de história de combatividade em defesa de um país soberano, justo e propulsor de desenvolvimento econômico e social. Reunimos estudantes de todo o país entre os dias 22 e 25 de abril, no Rio de Janeiro, no 58º Conselho Nacional de Entidades Gerais da UNE (CONEG), com a missão de definir resoluções políticas e posições da entidade sobre a conjuntura do país para o próximo período e definir a nossa posição nas eleições. Marcamos nossa atuação no processo eleitoral através da construção de uma plataforma que sintetizou a vontade de transformação social da juventude brasileira. O projeto “UNE pelo Brasil” foi instrumento pelo qual disputamos o processo eleitoral. Debates nas universidades, atos de entrega do projeto 
aos candidatos, passeatas em defesa da educação foram os meios utilizados pelos estudantes para pautar o processo eleitoral, sempre respeitando a independência e autonomia da UNE frente aos governos e aos partidos. Em síntese, 58º CONEG,  demonstrou a capacidade de mobilização, de formulação e de construção da unidade dos estudantes ao aprovar o projeto uma plataforma capaz de alavancar a atuação dos estudantes brasileiros em uma disputa tão acirrada.

Recentemente, atraímos a atenção do Brasil todo ao lançarmos a pedra fundamental para a reconstrução da sede histórica da UNE.  O ato político que contou com a presença do presidente da republica, parlamentares, ex-dirigentes da UNE e diversas lideranças do movimento social, reconheceu o crime cometido pelo Estado, quando os militares incendiaram nossa sede logo após o golpe que instaurou  a Ditadura Militar no país, e tornou público a indenização pelo ocorrido.  Ainda, o ato contou com a presença do célebre arquiteto Oscar Niemayer, que doou para os estudantes universitários brasileiros o desenho de nossa sede.

Mais força para o novo período 

A UNE prova, mais uma vez, nesse processo de mobilização de seu 13º CONEB, que vitalidade não lhe falta. Neste CONEB a mobilização supera expectativas. Cada vez mais o movimento busca se organizar e se enraizar através de um calendário unificado do movimento estudantil brasileiro e do envolvimento das entidades mais próximas da base na definição das plataformas políticas que delineiam a ação da entidade. Consolidamos e ampliamos a rede do movimento estudantil ao fortalecermos a democracia interna da UNE, tornando corriqueira a construção de fóruns voltados a participação de centros e diretórios acadêmicos. 

Potencializamos ainda mais esses aspectos desde o XI CONEB, quando os estudantes ali reunidos aprovaram a eleição das bancadas de universidades para os Congressos da UNE por  meio do voto. Isso fez com que durante o processo de mobilização para o último congresso dois milhões de estudantes de 92% das universidades brasileiras participassem do fortalecimento da UNE ao elegerem seus representantes para o evento. Realizar uma semana de intensa mobilização nas universidades, em março, é uma boa oportunidade para elevar esse fortalecimento em benefício da educação e dos estudantes brasileiros.

Movimento Estudantil – Unido, diversificado, contemporâneo e combativo

Quem fizer uma breve digressão ao passado recente do movimento estudantil poderá constatar os esforços realizados para corresponder às expectativas e anseios atuais dos estudantes e, sobretudo, abrir o escopo de suas pautas, abordar temáticas específicas,  que interessam e afetam a vida dos estudantes do século 21. 

O movimento tem buscado se oxigenar e criar formas de ação contemporâneas, que não descaracterizem o histórico de lutas dos estudantes e contemplem as novas manifestações que surgem no meio universitário. A democratização dos meios de comunicação, a ampliação do acesso à internet e o debate de saúde relacionado a questões comportamentais são alguns exemplos disso. Mas certamente a maior demonstração dessa realidade está expressa no sucesso que têm sido as Bienais de Cultura e Arte da UNE, espaço em que estudantes de todo o país podem mostrar seu talento artístico.

Realizada em conjunto com o Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), a 7ª Bienal da UNE será maior da história, levou milhares de estudantes ao Rio de Janeiro, teve em torno de 900 trabalhos inscritos nas mais diferentes áreas e provou que são compatíveis as atividades culturais, de diversificação, com os fóruns deliberativos da entidade. O encerramento, com a tradicional “Culturata”, provou que cultura, irreverência e movimento estudantil têm tudo a ver e levam muita gente pra rua. A Bienal da UNE já se consolidou como o maior evento cultural juvenil do Brasil. 

Se muito foi, mais vale o que será! Todos à Semana Nacional de Mobilização pelo PNE!

Tem gente que gosta de negar a luta dos estudantes do presente. Dizem que a atual geração de jovens é alienada, que não corre atrás para que as coisas mudem e preferem apenas pensar cada um no seu interesse. Nós achamos que não é assim. Acreditamos que somos filhos das lutas de antes e continuamos tendo objetivos transformadores. Para nós, a vontade de lutar continua intacta, embora as características dos estudantes e do movimento estudantil de hoje sejam diferentes.  Saímos deste CONEB convictos de que a tarefa do momento é disputar o conteúdo do novo Plano Nacional de Educação de forma unitária com outros movimentos educacionais, apresentar emendas e disputar a melhoria do plano. Agora, é preciso ter clareza 
que a batalha no Congresso Nacional é muito adversa. A simples luta institucional não dará conta de garantir a vitória da pauta dos estudantes. O ano de 2011 precisa começar com a marca de luta dos estudantes. Portanto, construiremos uma grande Jornada de Lutas no mês de março, capaz de unir alunos, professores e movimentos sociais em defesa de uma educação à altura das necessidades deste novo Brasil que tenha como centro a bandeira de 10% do PIB para a Educação e 50% do Pré-Sal para a Educação. É essa a força que nos move! A força de transformar em realidade o sonho de um Brasil justo e soberano, com uma Educação à altura dos desafios do nosso povo!

Texto retirado do site: http://www.une.org.br/home3/movimento_estudantil/movestudantil_-_2010/imgs/movimento_estudantil_pdf.pdf