quarta-feira, 26 de julho de 2017

69 anos de luta, viva a UBES

Hoje a UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas completa 69 anos. 69 anos de luta e muita garra.
Falar da UBES é falar de luta, de coragem, do Brasil, dos estudantes, de alegria, de movimento estudantil, é falar de revolução.
Para falar da UBES nada melhor do que falar com os secundaristas, que constroem essa entidade enorme que nos representa. Com esse objetivo falamos com algumas pessoas que compõem nossa diretoria sobre como elas se sentem em relação a UBES, confira:

COMO VOCÊ SE SENTE EM RELAÇÃO AO MOVIMENTO SECUNDARISTA E A UBES?
"Eu nem sei descrever o que sinto pela UBES, é uma paixão, orgulho... são muitos anos de luta. A UBES me traz esperança, com 69 anos a UBES vem defendendo politicas efetivas, lutando pelos nosso direitos. Toda a experiência que tive com a UBES foi maravilhosa. Ir no ENG da UBES foi um sonho, conversar com secundaristas de todo o Brasil, e ver que temos pautas parecidas, ver o tamanho da nossa esperança e ver que juntos somos mais fortes." (Francielle Silva Dos Santos; Sec. Organização, Diretora Secundarista)

"Pra mim o movimento secunda é a esperança, bota fé.. A esperança de um mundo novo, é ver que ainda temos esperança de não viver como nossos pais.
Ser secundarista e lutar por um mundo diferente é magnífico, olhar nos olhos de cada secunda e ver a luta o brilho do orgulho de lutar por um mundo melhor.
A UBES é a representação maior de amor por um mundo melhor.. é onde podemos encontrar a esperança de dias melhores." (Diee Silva; Presidenta)

"Quando eu penso em como me sinto em relação ao movimento estudantil secundarista me vem na cabeça sonhos. O sonho de mudar a realidade das nossas escolas. Felizmente foi dentro do movimento estudantil que eu pude conhecer a luta de milhares de estudantes que assim como eu construíram grêmios, ocuparam suas escolas e resistem todos os dias aos sucateamentos dos governadores tucanos. E é na luta também que eu encontro quem eu sou.
Portanto, falar de movimento secundarista é falar da União Brasileira de Estudantes Secundaristas! É lembrar com muito orgulho dessa entidade combativa que há 69 anos se põe na luta contra a retirada de direitos, por uma educação pública, de qualidade e emancipadora. Tenho certeza que daqui pra frente não vai ser diferente, seguiremos lutando contra o desgoverno do Michael Temer, do projeto Escola Sem Partido, Reforma do Ensino Médio e todos as medidas retrógradas que estão sendo postas por uma elite conservadora que não tem compromisso com a educação do nosso país." (Fabyana Silva; Diretora Universitária)

"Nesses 69 anos de UBES é inquestionável o grande papel que ela teve na vida das e dos estudantes. Chega até ser meio clichê falar isso, mas realmente, desde a sua fundação, a UBES lutou e vem lutando por uma educação pública, acessível e de qualidade. E acredito que seja extremamente importante que todas as escolas, todos os municípios saibam que ali existe uma UBES, UMES e que ela irá lutar contra o autoritarismo de diretores que muitas vezes impossibilitam atividades do grêmio, que os estudantes tenham direito ao passe livre pra não terem acesso apenas a escola, mas também a esportes e lazer, que meninas e LGBT's não sejam mais oprimidos e vítimas de machismo, racismo e lgbtfobia nas escolas. Nesses 69 anos de UBES é importante lembrar de toda sua trajetória de lutas que conquistou e levou milhares de jovens às ruas e que hoje faz dessa geração mete o loco que ocupa o que for preciso para (re)conquistar o que querem." (Elisangela de Sá; Diretora Feminista)