sábado, 12 de maio de 2012

16º Congresso da UJS Maringá




No dia 05 de Maio de 2012 na Câmara Municipal de Maringá foi realizado o 16º Congresso da UJS - Maringá. 
Contou com a presença do Presidente estadual da UJS, Adriano Matos, com o representante da frente LGBT do PCdoB, Luís Modesto e com a Secretaria de Juventude do PCdoB, Mayara Pulga.






Bruno Pacheco
Durante o congresso aconteceram debates a respeito de políticas públicas, a atuação da UJS nas pautas municipais, movimento estudantil universitário e secundarista, entre outros assuntos abordados ao longo do processo. A juventude do Araguaia se fez presente e os debates foram do mais alto nível.


Daniela Hernandes





No final do congresso foi redigida uma carta que delineiam a atuação para os próximos dois anos da UJS de Maringá, tendo como princípios norteadores o que foi deliberado em plenárias. Também foi eleita a nova direção, composta por 9 membros:


Presidente: Talita Chavinski
Secretaria de Organização: Daniela Hernandes
Tesoureira: Thalita Lopes
Secretaria de Formação e Diretora de Jovens Mulheres: Laís Soler
Comunicação: Marcos Nascimento
Coordenador do Movimento Universitário UEM: Bruno Pacheco
Coordenador do Movimento Universitário nas Privadas: Paulo Mai
Coordenador do Coletivo Secundarista: Leandro Pipino
E foi inserida no corpo de direção a nova presidente da União Maringaense dos Estudantes Secundaristas, Fabiana Martins.


"Nós da União da Juventude Socialista de Maringá, reunidos no 16º congresso Municipal realizado em 05/05/2012, nas dependências da câmara municipal de vereadores entendemos que:
_ O Brasil passa por um bom momento, com crescimento econômico, maior investimento em educação e distribuição de renda para os mais pobres, mas ainda precisa avançar muito para acabarmos com problemas de grandes envergaduras, como a democratização dos meios de comunicação.
Uma real efetivação da educação com mais investimento e pelo menos 10% do PIB nacional investido na educação, uma mudança drástica nas escolas do nosso país e na democratização real e efetiva da Universidade Brasileira.
Infelizmente esta lógica não se aplica em nosso estado, o Paraná, um estado tão grande e rico passa por um retrocesso, governado por forças políticas de caráter conservador que vem fazendo um estrago nas políticas sociais que garantam inclusão de milhões de pessoas na ultima década. Esses efeitos atacam diretamente a Juventude, como o fechamento de turmas nas escolas estaduais o corte drástico no financiamento das Universidades Estaduais, mostrando o compromisso, ou melhor, o dês-compromisso que este governo tem com a educação.
Na nossa cidade nos últimos oito anos, sofremos com um governo municipal que não esta nenhum um pouco preocupado com a questão da juventude maringaense, que não consegue ter espaços público para o lazer, dentre outros. Somos colocados como um problema social, nos perseguindo, nos oferecendo somente espaços privados para lazer e infelizmente para alguns de nós a única saída e refugio com o uso de drogas, e muitos jovens na nossa cidade se entrega ao uso de Crack, que já é uma epidemia nacional e na nossa Cidade não é diferente.
Entendemos ser necessária uma ampla aliança em torno de uma ou mais candidatura a prefeito que represente um novo projeto para Maringá que tenha o ser humano em primeiro lugar, a juventude como protagonista para as mudanças, e que esteja sintonizado com o time das mudanças que vem dando certo no Brasil.
Chamamos a todos os jovens de Maringá a se somar com a gente nessa construção para um projeto renovador, ousado, que impulsione o desenvolvimento da nossa tão querida cidade mais também resolva problemas históricos aqui como à questão do transporte, mais cultura, mais lazer, e menos violência contra a juventude."

                                                                                                                                                     Carta aprovada no 16º da União da                            Juventude Socialista - UJS Maringá




" Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros. Che Guevara"















Saudações Revolucionárias!

Marcos Nascimento - Diretor de Comunicação - UJS Maringá