quarta-feira, 13 de julho de 2016

Role das Minas





Neste domingo vai rolar um evento auto organizado das minas dos mais variados segmentos das artes. O role vai acontecer na Vila Olímpica a partir das 16:00h, e tem como intuito fomentar a produção cultural feminina da cidade.
Este evento é uma forma de resistência ao velho e conservador modelo de considerar somente arte e cultura aquela produzida em grandes salões com altas mensalidades.
A rua desde sempre foi o palco onde acontecem as contradições da vida na cidade e em Maringá não é diferente. As manifestações artísticas que contestam a ordem e denunciam a segregação social, repressão policial e as demais opressões nunca despertaram grande interesse ao poder público, pois não é uma cultura que dá lucro e sim dor de cabeça aos donos do poder. A ideia, para estes, é aumentar o preço do busão para que a juventude não tenha acesso aos bens culturais, é desmantelar espaços públicos para que as pessoas não
interajam e não criem novas utopias, que saiam de casa apenas para consumir nos shoppings e baladas onde se paga para entrar (que seja R$5,00, sem nenhuma contrapartida de cunho social, não vale). Enfim, nossos anseios não esperam a boa vontade e partimos para a prática, damos “nossos pulos” e é assim que em meio a tudo isso, a cena independente de Maringá resiste e as mina tão aí pra provar que é pela integração que construímos uma vida livre de opressões.
Vai ter nossas artes, poesias, batalha do conhecimento, vamos cantar e encantar por uma cidade mais acolhedora e menos hostil e que combata diariamente todas as formas de discriminação e segregação em todos os espaços.
Junte-se a nós nesse momento de muito amor e aprendizado (: