quarta-feira, 14 de abril de 2010
PCdoB da Cidade de Maringá aprova Dia Municipal de Combate à Homofobia
Nesta terça-feira (6) a Câmara Municipal de Maringá aprovou em primeira discussão o projeto de lei que institui oficialmente o dia 17 de Maio como Dia Municipal de Combate à Homofobia.
O projeto, de autoria do vereador Manoel Sobrinho (PC do B), prevê que o Poder Executivo promova eventos alusivos à comemoração, inclusive com a divulgação da data nos meios de comunicação locais. Assinam o projeto os vereadores Wellington Andrade (PRP), Luiz do Postinho (PRP), Mário Verri (PT), John Alves Corrêa (PMDB), Belino Bravin Filho (PP) e Carlos Eduardo Saboia (PMN).
O presidente da AMLGBT (Associação Maringaense de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Travestis), Luiz Modesto, e a vice, Franciele Scopetc, juntamente com diversos membros da associação, estiveram presentes na sessão e destacaram a importância do projeto para que a sociedade possa trabalhar o respeito à diversidade.
O vereador Dr. Manoel Sobrinho destacou que na hora de pagar impostos não se pergunta a orientação sexual e cobra-se de todos, mas na hora de garantir os direitos se nega praticamente tudo a essa parcela da população, principalmente o direito à individualidade. “Eu me sinto feliz por fazer esse projeto, mas também me sinto triste, porque o bom seria que houvesse respeito à opção de cada um.”
A vereadora Marly Martin (DEM) preferiu se abster. “Sou contra a discriminação, mas não sou favorável a valorização desse assunto”, afirmou durante a sessão.
Agora o projeto volta à votação na sessão desta quinta-feira, se for aprovado em segundo turno estará nas mãos do Prefeito Silvio Barros (PP) que poderá vetá-lo ou aprová-lo.
Tirado do site Maringay.